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São Marcos

 

Contextualização:

A Igreja Matriz de Montalvão (IMM) detém uma escultura dedicada ao Apóstolo São Marcos, a qual se encontra situada em nicho á direita do altar-mor (o lado da Epístola), fazendo par com a imagem da “Apóstola dos Apóstolos” Santa Maria Madalena, situada no lado oposto - o do Evangelho -, à esquerda do altar-mor, para quem se encontra de frente.

Ao centro, ladeada por aquelas duas, encontra-se a imagem da Padroeira de Montalvão, Nossa Senhora das Graças.

Tanto a origem como o surgimento da imagem de São Marcos naquela Igreja Matriz envolve algum “mistério”, tal como, aliás, a de Maria Madalena, a protetora dos Templários(v. texto respetivo neste portal).

A ambos os Santos, terá sido dedicada uma capela, cada uma localizada em sítios distintos, nas imediações de Montalvão. Quanto à de São Marcos, não existem quaisquer vestígios, nem a memória popular consegue situá-la com rigor. Presume-se, no entanto, que a imagem do Santo,que ainda hoje é possível ser vista na IMM, terá sido proveniente dessa eventual capela. Sem uma datação determinada (por enquanto), a mesma imagem, a ser contemporânea da escultura de Sta. Maria Madalena, poderá ter sido executada por volta do séc. XV / XVI, mas da análise mais atenta a alguns pormenores da escultura (como a representação do leão, por exemplo), até poderá ser anterior.

A dificuldade da datação rigorosa destas duas esculturas, tal como em identificar as cores primitivas, assim como de outras mais antigas existentes na IMM, resulta das repinturas que as mesmas receberam ao longo dos seus muitos anos de existência. Bem intencionadamente o fizeram, certamente, mas sem rigor e sem respeitarem o original, o que ocasionou a introdução de várias adulterações às imagens primitivas, agora muito difíceis de reconstituir.

De qualquer modo, tanto uma como a outra, são esculturas que merecem todo o cuidado e atenção, quanto ao seu manuseamento e preservação,pelo valor cultural e espiritual que representam.

É justamente em atenção a tais valores que se redigiu o texto seguinte, referente, neste caso, a São Marcos.

 

São Marcos Evangelista

São Marcos terá nascido na Líbia, em Cirene, cerca do ano 10 A.C. e falecido no dia 25 abril do ano 68 D.C., portanto com 78 anos, na cidade de Alexandria, da qual foi Bispo.

Segundo alguns relatos, terá falecido de morte natural, mas segundo outros, por martírio às mãos de tribos pagãs, após regressar de uma das muitas missões evangélicas que realizou. Evangelizou em Alexandria, Egito e Chipre, a ele estando atribuída a fundação do Cristianismo em África.

É o autor do Segundo Evangelho, o “Evangelo segundo São Marcos”.

A data do seu falecimento (25 abril) foi adotada para celebração do dia que lhe está dedicado.

Terá sido inicialmente sepultado em Alexandria, rezando a lenda que o seu corpo foi vendido por mercadores de Veneza. Graças a tal lenda, foi construída a maravilhosa Basílica de São Marcos (de 976 a 1071), na não menos magnífica cidade italiana de Veneza, a Sereníssima, acidade dos canais, como é mundialmente conhecida. Foipara esta Basílica que os restos mortais de São Marcos acabaram por ser transferidos, provenientes de Alexandria.2

Marcos era judeu levita, dado pertencer à tribo de Levi[1]. A família, profundamente cristã, sempre acolheu em sua casa Jesus Cristo, sua Mãe Maria e os Apóstolos. De tal modo que,segundo a tradição, terá sido em sua casa queJesus celebrou a Última Ceia e onde terá acontecido o Pentecostes (descida do Espírito Santo, sob a forma de línguas de fogo, sobre os Apóstolos e seguidores de Cristo, cinquenta dias após a ressurreição de Jesus;circunstância a partir da qual se deu o surgimento da Igreja Católica).

Segundo a Bíblia, São Marcos terá acompanhado inicialmente São Barnabé (seu tio) e São Paulo em viagens apostólicas e mais tarde, em Roma, São Pedro,com o qual se familiarizou.

Terá sido nesta cidade, bem como da convivência com São Pedro, queMarcos terá escrito o “seu” Evangelho, ao sabor da memória, sem uma ordem cronológica rigorosa, dado que não foi ouvinte direto, nem acompanhou o Senhor e, por conseguinte,não presenciou os acontecimentos bíblicos. O que relatou, foi do que ouviu de São Pedro, o qual, por sua vez, interpretou e relatou tais acontecimentos adaptando-os às necessidades do momento e aos objetivos que pretenderia atingir.

Para além desta proximidade e cumplicidade com São Pedro, Marcos conviveu igualmente com São Paulo a partir do dia em que este Apóstolo, acompanhado de seu tio São Barnabé, levou para Jerusalém uma avultada coleta, reunida pela comunidade de Antioquia.

Na iconografia cristã, São Marcos surge-nos muitas vezes representado  simbolicamente por um leão alado, o Leão de São Marcos.É frequentementerepresentado com um livro[2] debaixo duma pata (como se vê na imagem anexa) ou com um halo sobre a cabeça ou, ainda, segurando uma espada numa pata. Para além de ser o símbolo da cidade de Veneza, é igualmente a imagem de variadíssimos organismos civis, militares e desportivos, bem como de festivais de índole cultural, como é o caso do afamado Festival de cinema de Veneza, cujo galardão máximo é justamente o Leão de Ouro.

Muito haveria a descrever sobre a interessante simbologia da representação de São Marcos e, por decorrência, da cidade de Veneza e de tantas outras coisas já antes referidas, como um Leão e, em especial, como um Leão Alado, mas isso desviar-nos-ia do essencial deste pequeno texto, que é dedicado à figura de São Marcos, como um dos quatro Evangelistas. Deixamos essa pesquisa à curiosidade dos mais interessados.

Acrescentar apenas que no cristianismo, o Leão para além de simbolizar o Evangelista São Marcos, como atrás explicado, representa igualmente São Jerónimo, que tambémaparece na iconografia cristã ladeado por um Leão. Neste caso, pretende demonstrar a força da fé cristã, tendo como origem a crença de que o padre Jerónimo, ao retirar um espinho da pata do felino, fez com este se tornasse dócil e seu inseparável companheiro de vida.

A imagem de São Marcos existente na Igreja Matriz de Montalvão não desvirtua o simbologismo do leão, muito embora  a sua representação escultórica não faça justiça à imponência real do animal em causa.

 Luis Gonçalves Gomes

24 junho 2020

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Fontes bibliográficas:

- Holbock, Ferdinand, padre, “SummaAngelorum,unidos com os anjos e os santos”, Editora Paulus 2016, pgs113,114.

- https://www.dicionariodesimbolos.com.br/leao/

- https://www.calendarr.com/portugal/dia-de-sao-marcos/

- https://escola.britannica.com.br/artigo/Tor%C3%A1/482696

- https://formacao.cancaonova.com/diversos/o-evangelista-sao-marcos/

- https://pt.wikipedia.org/wiki/Le%C3%A3o_de_S%C3%A3o_Marcos

- https://www.wgospel.com/leao-com-asas-de-aguia/

 


[1]A tribo de Levi assumiu grande importância,desde o início da história de Israel.Aos levitas estavam atribuídos deveres religiosos, de exercício do sacerdócio e responsabilidades políticas. No entanto, na prática judaica atual, datadaa partir da destruição do Templo em Jerusalém, os privilégios e as responsabilidades comuns dos levitas estão essencialmente limitados à leitura da Torá ( texto sagrado do judaísmo).

Além de São Marcos, pertenceram também à tribo Levi: os profetas Moisés, Samuel, Ezequiel, Malaquias e ainda o Pregador São João Batista e os Apóstolos São Marcos, São Mateus e São Barnabé.

[2] Este livro, representando o Evangelho atribuído a São Marcos, contém a inscrição “PAX TIBI MARCE EVANGELIST MEUS”, traduzindo, “Que a Pax esteja Contigo, Marcos, meu Evangelista”, a qual é completada por “Hicrequiescet corpus tuum”, “Aqui repousará o teu corpo”dado que, segundo a tradição veneziana,  terão sido essas as palavras do  Anjo que apareceu a Marcos ao chegar a uma das lagoas de Veneza e que terão servido de justificação para que os seus restos mortais fossem transferidos do seu túmulo primitivo em Alexandria, para Veneza, onde acabaram enterrados na depois designada Basílica de São Marcos

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