Festividades de Montalvão
Religiosas
Graças à forte religiosidade da população montalvanense (v. "Capelas" e "Tradições Religiosas" neste "sÃtio"), durante muitos anos realizaram-se diversas festividades religiosas, nas celebrações natalÃcias, pascais e outras, com caráter regular ou mais aleatórias, que o passar dos anos e sempre o decréscimo demográfico foi diluindo e fez mesmo desaparecer.
Das que restaram, com respeito absoluto pela data de celebração e de organização, releva-se a festa religiosa em honra de Nossa Senhora dos Remédios, a quem os montalvanenses, muito especialmente, dedicam e partilham enorme devoção, deslocando-se em romaria à Ermida respetiva, nesse dia tão ansiado por todos os residentes na localidade ou que a ela se deslocam propositadamente.
Fora essa, para além das celebrações litúrgicas de Natal, Páscoa e durante o mês de Maio, pretende-se agora recriar e revitalizar, em conjunto com as populações de Montalvão e Salavessa e de Póvoa e Meadas, a celebração em honra de S. Silvestre, através da romaria à capela respetiva e das festividades organizadas em torno deste Santo Papa, Silvestre I (v. "Tradições Religiosas- S. Silvestre", neste "sÃtio")

- Imagem de Nossa Senhora dos Remédios, em procissão, junto à Ermida - 8 setembro; ver fotos
Feira semanal
Semanalmente, ocorre uma feira ou mercado ambulante, num dos adros da Igreja Matriz, com venda de artigos diversos, conforme ilustrado pela foto infra.
- Feira semanal de artigos de vestuário, calçado e diversos
"Touradas à vara larga"
Montalvão dispõe de uma praça de touros com razoáveis dimensões e com condições mÃnimas para a prática do toureio, muito embora a modalidade mais tÃpica e recorrente sejam as as chamadas "touradas à vara larga". Esta tradição, que é transversal a muitas outras localidades do norte alentejano, vem de tempos imemoriais, realizando-se anteriormente à existência do atual recinto dentro da povoação, mais precisamente na Praça da República, onde se situava e situa o edifÃcio do antigo municÃpio, sendo o redondel formado por carros de tração animal.
Foi construÃda em 1933, com inauguração no dia 7 de setembro daquele ano, propositadamente para as festividades populares em honra de Nossa Senhora dos Remédios, já que nessa data memorável a obra não se encontrava totalmente concluÃda.(1) Desde então, a realização destas touradas passou a estar indelevelmente associada à s festividades populares de Nossa Senhora dos Remédios, e a elas assistem centenas de pessoas autóctones e forasteiras, inclusive da vizinha Cedilho-Espanha.
Fora dessa época, também é comum a realização destes espetáculos taurinos, seja em favor de obras de benemerência ou para angariação de receitas com diferentes finalidades.
- Touradas à "Vara Larga"; ver fotos
Outros eventos:
Além dos eventos antes referidos, com caráter regular e, digamos, já consolidados, ocorrem ao longo de todo o ano em Montalvão diversas inciativas de tipo cultural, de contato com a natureza ou de entretenimento, que são objeto de profusa divulgação por diferentes formas, tornando impraticável serem aqui explicitados.
Revivendo antigas tradições pascais, vêm sendo realizadas desde há alguns anos as "chocalhadas pascais", mais precisamente no "sábado da aleluia", à semelhança do que ocorre noutras localidades da freguesia (v. "Festividades da Salavessa", neste "sÃtio") ou até do distrito. Uma vez mais, realizou-se em Montalvão a tradicional chocalhada pelas ruas, entre as 23 e 24 horas, a que aderiram inúmeras pessoas.
LuÃs Gonçalves Gomes
19 agosto 2015