Comissões participadas pela JFM
A Junta de Freguesia de Montalvão, através do seu Presidente e do Secretário do Executivo, respetivamente, Manuel Tremoceiro e José da Silva Possidónio, participou e participa ainda na "Comissão para Angariação de Fundos para o Restauro da Igreja Matriz de Montalvão", conjuntamente com a Fábrica da Igreja Paroquial de Montalvão – Pes. Joaquim Valente, Jacinto Barginsky (inicialmente) e Cecília Graça –, Santa Casa da Misericórdia de Montalvão, inicialmente representada pelo Provedor Rui Coutinho, e a título individual António Churro e Luís G. Gomes.
A Comissão estabeleceu os seguintes objetivos, por ordem de prioridades, face, por um lado, à premência de conservação e, por outro, à dimensão e custo dos trabalhos a realizar:
-Substituição e restauro dos cabeçalhos dos sinos, automatização da sinalização das horas e toques de atos litúrgicos (objetivo rapidamente satisfeito graças à pronta e generosa contribuição de parte significativa da população);
-Pintura do edifício, com recuperação do antigo frontão (tinta fornecida por beneméritos, no âmbito da campanha; solicitada cedência de mão de obra e meios de pintura à CMNisa; frontão já em curso de excecução);
-Eletrificação interior - substituição ou melhoramento da rede elétrica (solicitada à CMNisa atualização do projeto elétrico que realizou em 2003, a fim de se obterem orçamentos e subsequentes recursos financeiros, ao abrigo do mecenato ou outros;
-Restauro de altares e interior da igreja (obtido o estudo / proposta especializada, muito detalhada para o efeito, orçando no valor de 105.000 €. Este trabalho exige outros recursos financeiros, eventualmente, mediante candidatura a programas europeus específicos, e outros a explorar).
A Campanha foi iniciada em simultâneo e no âmbito da realização do 1º Encontro de Coros Ibéricos, em 27 junho de 2015, nele tendo atuado os Grupos Corais da Assembleia da República e Re:Canto, de Lisboa. Por decorrência deste Encontro foi constituído o Grupo Coral EmCanto de Montalvão, como melhor explicado no separador correspondente neste “sítio”.
Graças à adesão de inúmeras pessoas, conterrâneas e outras (a quem foram distribuídos certificados comprovando a respetiva comparticipação) foi possível angariar no curto espaço de dois meses a verba necessária para a concretização dos dois primeiros objetivos, os considerados prioritários. Também em relação à pintura foi oferecida a tinta minimamente necessária, aguardando-se a satisfação do pedido dirigido pela Comissão à Câmara Municipal de Nisa, para a cedência da mão-de-obra e meios necessários à pintura, logo que as condições climatéricas o permitam.
Os trabalhos de restauro dos sinos e instalação de relógio automático ficaram concluídos em 14 de setembro 2015, tendo-se aproveitado para instalar projetores de iluminação noturna das janelas das torres, bem como redes de proteção anti - aves.
Em 17 outubro 2015 foi realizada na Casa do Povo a cerimónia de entrega dos certificados às pessoas que contribuíram monetariamente ou materialmente para a campanha, brindando-se as mesmas com um espetáculo de música coral, com a atuação do Grupo de Cante Alentejano “Vozes de Almodôvar” (primeiro grupo do género a atuar no concelho) e do EmCanto de Montalvão, que atuou assim pela segunda vez perante o público de Montalvão (sendo a sua estreia durante a festas de Nossa Senhora dos Remédios).
Luís Gonçalves Gomes
19 janeiro 2016